Antes de começar o texto, que preparei com muito carinho, vou compartilhar uma experiência.

FICA EM CASA

Ontem, no meu sexto dia de quarentena, um pouco antes de dormir, passei mal, senti muita dor no corpo e fiquei com a respiração ofegante, com isso, fui dormir preocupada. Já hoje, custei a levantar, procurei algum laboratório onde pudesse fazer um teste do coronavirus e não consegui! Sem chance sair na rua para fazer o teste, sou jovem e saudável e vai da tudo certo.

TAMOJUNTO

Tentei comprar um termômetro para acompanhar minha febre e por aplicativo ou delivery não estava conseguindo, por sorte, liguei para um vizinho que foi na farmácia e comprou o que eu precisava, fiquei pensando em comprar um inalador, mas não quis exagerar. No entanto, uma coisa chamou minha atenção, inalador não é barato e vai ser duro para quem não tiver grana comprar.

AUTOCUIDADO

Por conta desse mal estar, achei melhor desmarcar meus compromissos, passar o dia de repouso, verificando a temperatura corporal, lendo algumas coisas, refletindo sobre outras, meditando. Na real, tentando desligar o meu modo fazer.
Essa vulnerabilidade tem gerado um grande de desconforto e incertezas, e, diante disso, estou sempre preocupada com o bem estar das pessoas, principalmente daqueles que tenho tanto apreço. Que possamos passar por isso confiantes!

COMO POSSO AJUDAR

Como eu disse no começo, a parte que vem a seguir foi escrita ontem, pois tenho pensado como o CIS (coaching integral sistêmico) pode nos ajudar. Então, acredito que uma maneira simples e fácil de garantir que o dia seja mais alegre é enchendo-o de gratidão, não importa quem você seja, ou qual circunstância se encontra, a gratidão é um remédio incrível. Existem muitos estudos falando do poder da gratidão, mas não irei entrar em detalhes, caso tenha interesse em se aprofundar, deixarei uma indicação no final.

Quando começar a praticar a gratidão você se sentirá mais leve e feliz. Os desafios continuarão a existir, mas você saberá como superá-los, a gratidão é um sentimento, portanto, o objetivo principal de praticar a gratidão é senti-la o máximo possível.

Com isso, trouxe diversos motivos de gratidão, especialmente escritos para ensiná-lo a utilizar.

Enquanto estiver lendo, se surgir outros motivos pelos quais você se sinta grato, escreva num papel, ou melhor, ao terminar de ler, deixarei uma lista de áreas pelas quais você possa escrever seus motivos pessoais de gratidão, indico que os leia diariamente, de preferência ao acordar.

UM CORAÇÃO GRATO É UM CORAÇÃO FELIZ

Para começar… <3

“Feche os olhos e relaxe. Leve sua atenção para área ao redor do seu coração. Se isso o ajudar a se concentrar, ponha as mãos no peito. Respire lenta e profundamente e visualize o ar entrando e saindo da área do seu coração. Agora, concentre-se em um sentimento genuíno de apreço e interesse por alguém ou algo positivo em sua vida. Realmente tente sentir essa emoção, não apenas pensar nela. Tente manter o máximo possível esse sentimento de apreço e amor.”

Você acabou de ler um trecho das instruções dos pesquisadores do Institute of HeartMath em Boulder Creek, Califórnia, para induzir a emoção positiva do apreço, um estado similar, porém não idêntico, à gratidão. Eles chamam essa técnica de Heart lock-in.

BOM, VAMOS LÁ! PELO QUE VOCÊ PODE SER GRATO?

Você pode ser grato pela sua casa, sua família, seus amigos, seu trabalho e seus animais de estimação. Pode ser grato pelo sol, pela água que que bebe e pelo ar que respira, pois sem qualquer uma dessas coisas você não estaria vivo. Pode ser grato pelas árvores, pelos animais, pelos oceanos, pelos pássaros, pelas flores, pelas plantas, pelo céu azul, pela chuva, pelas estrelas, pela lua e por nosso lindo planeta terra.

Você pode ser grato pelos seus sentidos: pelos olhos, que lhe permitem ver; pelos ouvidos, que lhe permitem escutar; pela boca, que lhe permite saborear; pelo nariz, que lhe permite cheirar; e pela pele, que lhe permite sentir o tato. Pode ser grato pelas pernas, que usa para andar; pelas mãos, que usa para fazer quase tudo; pela voz, que lhe dá a possibilidade de se expressar e se comunicar com o próximo.

Você pode agradecer pelo sistema imunológico que o mantém saudável e por todos os órgãos que sustentam o seu corpo para que você possa viver.

Concentre-se em todas as coisas boas que aconteceram durante o dia e pelas quais você se sente grato.
Vou deixar uma lista de temas que o ajudarão a se lembrar das principais áreas das quais poderá expressar gratidão. Você pode acrescentar qualquer assunto que quiser, de acordo com o que seja importante para você em um determinado momento.

Temas para gratidão:

• Saúde
• Trabalho
• Finanças
• Relacionamentos
• Paixões
• Felicidade
• Amor
• Vida
• Natureza: planeta terra, ar, água e sol
• Bens materiais e serviços
• Qualquer assunto de sua preferência

Tenho certeza, que quando fizer esta atividade, se sentirá melhor e mais feliz depois de enumerar suas benções, este é um exercício que costumo passar para todos os meus Coachee durante o processo de Coaching e fico muito feliz quando eles me relatam, meses depois, que continuam expressando a gratidão.

Se ficar curioso e quiser ler mais sobre gratidão, te indico os livros: Agradeça e seja feliz – Robert A. Emmons (BestSeller 2009) e O Milagre da Manhã – Hal Elrod (BestSeller 2016)

Por fim, quero expressar minha gratidão por tudo que aprendi hoje, por poder compartilhar esse conteúdo com você e, sobretudo, ser grata pela vida.

Um abraço!

Ps. Deixa nos comentários um motivo de gratidão.

“sejamos gratos, pois se não aprendemos muito hoje, pelo menos aprendemos um pouco; se não aprendemos um pouco, pelo menos não ficamos doentes; e se ficamos doentes, pelo menos não morremos; portanto, sejamos todos gratos.” – Sidartha Gautama, o Buda.