Um vez um amigo me disse que bom humor é característica de pessoas inteligentes, mas ele não estava falando do quociente da inteligência, o famoso QI, na verdade, estava se referindo a outro tipo de inteligência, a tal inteligência emocional.

Mas o que é inteligência emocional?

Resumidamente Inteligência Emocional é a “habilidade de um indivíduo em reconhecer suas próprias emoções e gerenciar suas respostas em sociedade”, ou seja, é levar inteligência para as nossas emoções, tornando o processo consciente e equilibrado.

Quem não gosta de ficar perto de pessoas bem-humoradas? A energia delas é sempre cativante. Pensa comigo: quando você está nervoso, com medo e de mau-humor, consegue fazer suas atividades direito ou acaba se atrapalhando e cometendo vários erros?

Com o humor, toda a sua atitude muda e você é capaz de encontrar mais motivações para seguir seus sonhos. No entanto, muitas pessoas sentem dificuldades em achar esse bom humor, devido às preocupações diárias e à vida tão ocupada e estressante.
É por isso que eu decidi listar para você algumas dicas sobre como melhorar o seu humor.

Dê uma olhada abaixo para aprender mais:

Autoconsciência: A primeira coisa a se fazer para estar sempre bem-humorado é ter uma boa conexão consigo mesmo. Isso significa que você precisa ter amor próprio, gostar da pessoa que você é, se aceitar do jeito que você é e ter prazer em sorrir para si. Ao estar satisfeito e alegre consigo, você automaticamente passa a ficar mais leve e bem-humorado, notando as coisas boas que muitas vezes você nem repara em meio às chateações do dia a dia.

Autocuidado: Você precisar cuidar da sua mente e do seu corpo, é importante colocar energias positivas em cada detalhe do seu dia, até naqueles que parecem ruins. Entenda-os como formas de aprendizado para que você saiba como evitá-los no futuro.

Ao se expressar: As palavras possuem frequências que podem ser positivas ou negativas. Se você falar muitas palavras negativas e de baixo calão, a sua energia diminui e você vai ficando cada vez menos contente e animado, mesmo que demore para perceber. Isso não quer dizer que você não possa se expressar como quiser, apenas que você deve buscar palavras e frases alternativas que representam praticamente a mesma coisa só que pendendo para o lado da positividade ao invés do da negatividade.

E nos dias não tao bons, O que fazer? Acolhe, pois você é um ser humano e sempre sentirá todo o tipo de emoção. Não se envolva com o estresse, com a raiva, e deixe ir esse momento, pois é passageiro.

Para finalizar, as pessoas mais bem-humoradas costumam ser as mais produtivas e criativas. Quando você é bem-humorado, tudo muda de cor. Você passa a ser mais otimista e com isso os obstáculos deixam de ser empecilhos e passam a ser desafios de aprendizado que você enfrenta de cabeça erguida, obtendo bons resultados e atingindo seus objetivos.