Um dos maiores desafios para atingirmos qualquer meta, seja melhorar a produtividade, acordar, cedo, mudar um hábito, fazer exercícios ou simplesmente ser mais feliz, é encontrar motivação para persistir.

O objetivo desse guia é ajudá-lo a encontrar motivação para seguir em frente, mesmo nos dias mais difíceis, pois ele virá.

Como sempre digo, tenha paciência e começo com pouco, dando um passo de cada vez.

Se você conseguir se motivar novamente e seguir em frente, vai chegar lá. Mas se desistir agora, colocará tudo a perder. A escolha é sua, atingir o seu objetivo ou desistir.

VEJA COMO SE MANTER FIRME E PERSISTIR RUMO À SUA META.

1- Controle-se. Quando começamos um novo programa de exercícios, ou qualquer missão com um objetivo final, geralmente estamos num estado de excitação. Nosso entusiasmo não tem limites e acreditamos que podemos fazer qualquer coisa, mas em pouco tempo esse entusiasmo começa a diminuir e é normal. Uma ótima maneira de manter a motivação quando começamos um projeto cheios de energia é parando para tomar fôlego no meio do caminho. Pare um pouco e faça apenas 50 a 75% da meta inicial. Planeje um curso de ação para você aumentar seu ritmo gradualmente com o tempo.

Por exemplo, se eu desejo começar a correr, talvez acredite que possa correr 5km logo de início. Mas em vez de fazer isso, tenho que me controlar e iniciar com 1km apenas. Ao terminar a corrida, terei vontade de continuar, mas preciso dizer a mim mesmo que já chega. Depois do primeiro dia, esperarei ansiosamente pela próxima corrida, quando então me permitirei correr 1,5km. Controlo minha energia e acalmo seu fluxo para que eu possa usá-la mais sabiamente a cada corrida.

2- Simplesmente comece. Em alguns dias você não sentirá a menor vontade de sair para uma corrida, de organizar suas contas ou de cumprir qualquer que seja sua meta para aquele dia. Mas, em vez de ficar pensando como será difícil e demorado, diga a si mesmo que você precisa apenas começar. Coloque o tênis ou abra a planilha de orçamento, depois tudo acontece naturalmente. As coisas parecem mais difíceis, quando você está sentado, cheio de preguiça. Mas, ao dar a partida, você vê que a tarefa não é tão ruim quanto pensava. Essa dica sempre funciona para mim.

3- Pense nos benefícios. Pensar em dificuldades é sempre um problema. Levantar cedo, por exemplo, parece uma missão impossível. Você fica cansado só de imaginar, mude seu foco e veja o que você vai ganhar de bom com isso, vislumbrar os benefícios nos fornece uma dose extra de energia.

4- Leia sobre o assunto. Sempre que perder a motivação, leia um livro ou matérias na internet sobre o assunto relativo à sua meta. Isso traz inspiração, revigora, motiva e redireciona seu foco. Assim, leia sobre sua meta todos os dias, se possível, especialmente quando não se sentir muito entusiasmo.

5- Encontre amigos que compartilhem sua meta. Manter-se motivado não é fácil, mas se você se encontrar pessoas com metas semelhantes, ficará mais simples. Converse com seu cônjuge, irmão ou melhor amigo sobre as metas que pretendem atingir. Talvez vocês não tenham exatamente os mesmos objetivos, mas um poderá estimular o outro em direção ao sucesso.

6- Leia histórias inspiradoras. Para mim, a inspiração vem de histórias de pessoas que conquistaram o que eu desejo, ou estejam a caminho disso também, pesquise em blogs, revistas, livros e vídeos.

7- Atravesse os altos e baixos. A motivação não é um sentimento permanente, ela vai e vem, como as ondas. Assim, quando sua motivação estiver em baixa, lembre-se de que ela vai voltar. Simplesmente espere até que ela retorne. Enquanto isso, aproveite para ler sobre sua meta, peça ajuda e coloque em prática as outras dicas apresentadas aqui.

8- Peça ajuda. É sempre mais difícil conseguir algo sozinho, quando decidir correr uma maratona, pedi ajuda aos amigos e busquei um treinador. Construa sua rede de apoio, seja no mundo real ou virtual, ou nos dois.

9- Estabeleça metas curtas. Muitas vezes, metas grandes ou de longo prazo podem sobrecarrega-lo. Talvez perca o entusiasmo após algumas semanas se ainda tiver muitos meses pela frente até atingir seu objetivo final. É difícil manter a motivação por uma meta muito distante. A solução é estabelecer pequenas metas ao longo da jornada.

10- Use a técnica da visualização. Feche os olhos e imagine os resultados do seu sucesso com grande riqueza de detalhes. Como você está se sentindo? Onde está? Como está vestido? Forme uma imagem mental e uma dica essencial: faça isso diariamente, por alguns minutos. Esta é uma receita infalível para manter a motivação por um longo tempo.

Se persistir em busca de um objetivo por tempo suficiente, você o alcançará. Tudo o que você precisa é de paciência e motivação!

Assista o Ted do Dan Pink falando sobre a ciência da meditação: